Os gols foram marcados pelo atacante Romelu Lukaku, logo aos 15 minutos do 1º tempo, e Reece James, aos 35 minutos, também da primeira etapa.
Após sete anos, Romelu Lukaku reestreou pelo Chelsea. Recontratado pelos Blues junto à Inter de Milão neste início de temporada, ele iniciou a partida como titular e usando a camisa 9.
O belga marcou seu primeiro gol na história com a camisa do Blues, após jogada iniciada por Kovacic e que ainda contou com assistência de Reece James, que cruzou rasteiro pela direita dentro da área, e Lukaku só empurrou para o fundo das redes.
O lateral ainda ampliou, 20 minutos depois, para os Blues na casa do rival. Mais uma vez em boa chegada pela direita, o meia recebeu boa assistência de Mason Mount, que deixou o companheiro de equipe livre dentro da área. James bateu colocado e anotou um belo gol, fazendo 2 a 0.
No segundo tempo, Lukaku ainda quase marcou o seu segundo gol no jogo, aos 32 minutos, mas o goleiro do Arsenal Leno fez defesa magistral após cabeçada à queima-roupa dentro da área.
Com a vitória fora de casa, o Chelsea ainda deu fim a um jejum de quatro jogos sem vitória no clássico contra o Arsenal, com três derrotas consecutivas e um empate.
O último triunfo do clube do Stamford Bridge havia sido em dezembro de 2019, também pela Premier League e no Emirates Stadium. Na ocasião, o Chelsea venceu por 2 a 1.
Além disso, os Blues seguem com 100% de aproveitamento no Campeonato Inglês, com duas vitórias consecutivas.
Em situação inversa, os Gunners ainda não emplacaram na atual temporada e perderam os dois primeiros jogos.
Além disso, a equipe do técnico Mikel Arteta não marcou um gol sequer na Premier League 2021/22. Na estreia, a derrota fora de casa para o recém-promovido Brentford também foi por 2 a 0.
Os desfalques por COVID-19 ainda afetaram os dois rivais. Enquanto o Chelsea não pôde contar com Pulisic, o Arsenal teve cinco desfalques, entre eles o zagueiro Ben White, recém-contratado, e o atacante Lacazette.
Por outro lado, o atacante gabonês Pierre-Emerick Aumabeyang se recuperou a tempo do vírus e foi opção no banco de reservas. Por contra disso, o brasileiro Gabriel Martinelli começou entre os titulares.
Os Gunners, entretanto, não puderam contar com o meia Martin Odegaard, contratado em definitivo junto ao Real Madrid. O norueguês ainda resolve questões burocátricas de visto de trabalho e por isso sequer foi relacionado.
Com a vitória, o Chelsea foi a 6 pontos e subiu do 8º para o 1º lugar na tabela, deixando todos os rivais para trás e com 100% de aproveitamento, assim como Liverpool, Brighton e Tottenham.
O Arsenal, por sua vez, segue sem nenhum ponto somado na competição, e ainda com -4 gols no saldo, e caiu de 17º para 19º, ou seja, na vice-lanterna e também na zona de rebaixamento.
O camisa 24 do Chelsea teve uma atuação impecável. Além de ter dado a assistência para o gol de Lukaku, o meia ainda deixou a sua marca e ampliou para os Blues no Emirates Stadium.
Titular pelo segundo jogo consecutivo na Premier League pelo Arsenal, o atacante brasileiro campeão olímpico não teve uma boa atuação. Martinelli foi praticamente nulo no ataque e não finalizou uma vez sequer para gol. O camisa 35 ainda deixou o campo lesionado.
O Arsenal volta a campo já na próxima quarta-feira (25), quando encara o West Bromwich, fora de casa, pela segunda rodada da Copa da Liga Inglesa.
Já o Chelsea, só volta a campo no sábado (28), pela terceira terceira rodada da Premier League. Novamente fora de casa, os Blues enfrentam o Liverpool no Anfield Road.
GOLS: Chelsea: Lukaku (15') e Reece James (35')
ARSENAL: Leno; Cédric Soares, Holding, Pablo Marí e Tierney (Nuno Tavares); Lokonga, Xhaka, Pépé, Saka (Aubameyang) e Smith Rowe; Gabriel Martinelli (Balogun). Técnico: Mikel Arteta.
CHELSEA : Mendy; Azpilicueta, Christensen e Rüdiger; Reece James, Jorginho, Kovacic (Kanté) e Marcos Alonso; Mount (Ziyech) e Havertz (Timo Werner); Lukaku. Técnico: Thomas Tuchel.