Alec Baldwin recebeu o que foi descrito como uma “arma fria” no set de seu filme “Rust”, mas a arma cenográfica continha munição ao ser disparada, de acordo com detalhes da investigação policial sobre o tiroteio fatal divulgados na sexta-feira (22).
O tiro atingiu a diretora de fotografia Halyna Hutchins no peito e o diretor Joel Souza, que estava atrás dela, no ombro, segundo declaração de um xerife da comarca no Tribunal de Magistratura de Santa Fé.
Hutchins morreu devido aos ferimentos e Souza ficou ferido, mas desde então teve alta de um hospital local.
O assistente de direção que entregou a Baldwin a arma cenográfica não sabia que continha balas de verdade, disse o depoimento do detetive do Departamento do Xerife de Santa Fé, Joel Cano.
Baldwin disse na sexta-feira que estava em choque com o tiroteio acidental quando surgiram relatos de desistências no set de “Rust” no início da semana devido a condições inseguras.
A estrela de “30 Rock” e “The Hunt for Red October” disse que estava “cooperando totalmente” com as autoridades para determinar como o incidente ocorreu na quinta-feira.
A produção do filme foi encerrada imediatamente. O departamento do xerife disse que nenhuma acusação foi feita e que a investigação continua aberta. Baldwin deu voluntariamente uma declaração sobre o tiroteio, disse o departamento do xerife.
A declaração foi apresentada na sexta-feira em apoio a um mandado de busca por “roupas de estilo velho oeste” usadas por Baldwin que pareciam ter manchas de sangue, junto com armas de fogo, documentação, munição e câmeras do local.
O mandado de busca foi aprovado por um juiz de Santa Fé.
Cano disse que o incidente ocorreu no Rancho Bonanza Creek, ao sul de Santa Fé, durante um ensaio e não ficou claro se ele foi filmado.
Ele disse que a arma era uma das três em um carrinho do lado de fora de um prédio. Uma delas foi levada pelo assistente de direção do filme, que entrou e a entregou a Baldwin.
“Quando o diretor assistente entregou a arma ao ator Alec Baldwin , (ele) gritou ‘arma fria’, indicando que a arma não estava carregada”, disse o depoimento.
Enquanto a investigação prosseguia, foram levantadas questões sobre as condições de trabalho no set de “Rust”, um filme de faroeste de pequeno orçamento do qual Baldwin foi estrela e co-produtor.
O Los Angeles Times e o Deadline Hollywood citaram vários membros da equipe e outros próximos à produção, dizendo que seis ou sete operadores de câmera saíram do set de “Rust” horas antes da tragédia.
Ambos os estabelecimentos também relataram que houve pelo menos uma falha de ignição anterior com a arma cenográfica.
“Citamos tudo, desde falta de pagamento por três semanas, retirada de nossos hotéis apesar de solicitá-los em nossos negócios, falta de segurança da Covid e, além disso, segurança ruim para armas! Período de segurança inicial ruim!” um membro da equipe de filmagem escreveu em uma página privada do Facebook, de acordo com o Deadline.
A Reuters não conseguiu confirmar as contas imediatamente. A Rust Movie Productions não respondeu a um pedido de comentário na sexta-feira, mas disse em um comunicado que está investigando.
“Embora não tenhamos sido informados de nenhuma reclamação oficial relativa à segurança de armas ou propulsores no set, estaremos conduzindo uma revisão interna de nossos procedimentos enquanto a produção é encerrada”, disse a empresa em seu comunicado.
Baldwin, 63, expressou na sexta-feira seu “choque e tristeza em relação ao trágico acidente” que matou Hutchins. Em uma mensagem em suas contas de mídia social, ele disse que seu “coração está partido pelo marido, pelo filho e por todos que conheciam e amavam Halyna”.
A Aliança Internacional de Funcionários de Palco Teatral (IATSE) disse em um comunicado que ficou arrasada ao saber da morte de Hutchins, que era membro do sindicato.
Os representantes de Hutchins em um comunicado disseram que “esperam que esta tragédia revele novas lições sobre como melhor garantir a segurança de todos os membros da tripulação no set.”
Hutchins, 42, que era originalmente da Ucrânia, foi nomeada uma das estrelas em ascensão do cinema americano de 2019. Sua última postagem nas redes sociais, há dois dias, mostra-a sorrindo sob um chapéu de aba larga enquanto ela monta um cavalo. “Uma das vantagens de filmar um faroeste é andar a cavalo no seu dia de folga”, ela escreveu a legenda do vídeo.
Conhecido por suas imitações do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump no programa de esquetes “Saturday Night Live”, Baldwin apareceu em mais de 100 comédias e dramas de filmes e TV e ganhou prêmios Emmy por seu papel como um executivo egoísta de uma rede de TV na sátira “30 Rock”.
O acidente renovou debate sobre se certos tipos de armas de apoio devem ser proibidos na TV e sets de filmagem.
Brandon Lee, filho da lenda das artes marciais Bruce Lee, morreu aos 28 anos após ser ferido em 1993 por uma arma em um acidente no set durante as filmagens de “The Crow”.
“Não entendo por que ainda usaríamos “armas em branco” em um momento no qual você poderia simulá-las”, disse o diretor e produtor de cinema independente Ben Rock à Reuters na sexta-feira.
Mín. 22° Máx. 37°