O ‘mapa’ do Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2022 está definido, depois do acesso do Auto Esporte, último a confirmar presença na elite do futebol do Estado. O Litoral terá quatro equipes, superando o Agreste e o Sertão, que serão representados por três times cada.
Tendo como principal time, o Botafogo-PB, o Litoral conta ainda com Auto Esporte e CSP, ambos da Capital, e o São Paulo, de Cruz do Espírito Santo.
O Botafogo-PB ficou na terceira colocação na temporada passada e o São Paulo foi o quarto. CSP e Auto Esporte disputaram a Série B e conquistaram o acesso este ano.
O principal destaque do Sertão continua sendo o Sousa. O Dino além de ser o atual vice-campeão paraibano, ainda fez boa campanha na Série D do Campeonato Brasileiro e nas eliminatórias da Copa do Nordeste. A região ainda conta com Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras.
Para completar os dez integrantes do Campeonato Paraibano da Primeira Divisão do próximo ano, o Agreste conta com o Campinense, atual campeão estadual, além do Treze, seu maior rival. Os dois times formam o clássico dos maiorais – Raposa x Galo. O terceiro time da região é o Sport LS, que também acaba de conseguir o acesso.
Seguindo o que determina o calendário do futebol brasileiro, o Campeonato Paraibano do próximo ano deve começar na primeira semana de fevereiro, terminando no início de abril. Os dez times, devido ao curto tempo da competição, podem ser divididos em dois grupos. Mas este assunto só deve ser definido na reunião do Conselho Arbitral, entre a diretoria da Federação Paraibana de Futebol e os dirigentes de Botafogo, São Paulo, Auto Esporte, CSP, Treze, Campinense, Sport LS, Sousa, Atlético de Cajazeiras e Nacional de Patos.