Depois de mais de quatro horas de reunião, finalmente os representantes dos dez clubes e a diretoria da Federação Paraibana de Futebol (FPF) resolveram decretar a fórmula do Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2022.
A reunião aconteceu nesta segunda-feira (6), em um hotel de João Pessoa. Ficou definido que a competição tem início programado para o dia 3 de fevereiro e será disputada em 15 datas. Os times foram divididos em dois grupos.
Segundo o diretor técnico da FPF, Gustavo Trindade, a reunião demorou devido ao ajustamento dos grupos, para respeitar os clássicos, uma tradição do futebol paraibano. Com isso, a competição terá os encontros entre Treze x Campinense, Botafogo x Auto Esporte, Sousa x Atlético.
O Grupo A será composto por Botafogo, Sousa, Atlético, Auto Esporte e SPC. O Grupo B, por sua vez, terá Treze, Campinense, Nacional de Patos, CSP e Sport Lagoa Seca. Os times vão jogar entre si dentro do próprio grupo. Os últimos colocados de cada grupo estarão rebaixados.
O primeiro colocado de cada chave se classifica direto para a fase semifinal. O 2° e o 3° do grupo A se enfrentam, o mesmo acontecendo com o 2° e o 3° colocado do grupo B, em jogo único com mando de campo das equipes com melhor pontuação. Os vencedores se juntam aos primeiros colocados.