A situação da Alemanha ficou bem complicada após a surpreendente derrota para o Japão, de virada, na estreia da Copa do Mundo. Assim como a Argentina, a Alemanha pode ficar na primeira fase e tem vida complicada já na próxima rodada.
Para entender a situação da Alemanha, é preciso analisar como está o Grupo E, que tem ainda Espanha, Costa Rica e Japão. A equipe terá um clássico no próximo compromisso, contra a forte Espanha, que humilhou a Costa Rica, por 7 a 0.
A conta é simples para avançar. A Alemanha precisa vencer seus dois jogos. Porém, o saldo de gols contra a Costa Rica pode ser um diferencial. A Espanha largou com saldo positivo de sete gols, enquanto o Japão tem saldo de um. Contando com uma possível vitória do Japão na próxima rodada, diante da Costa Rica, a Alemanha precisa torcer para o Japão vencer também a Espanha.
Se empatar com a Espanha, e o Japão empatar os próximos dois jogos, a Alemanha estará fora, mesmo que vença a Costa Rica. A situação dos alemães ficou mais complicada do que a dos argentinos devido à dificuldade de seu próximo jogo, unido ao fato de terem dois vencedores no grupo, diferentemente da Argentina, que viu México e Polônia empatarem.
FEITO NEGATIVO DE OUTRO TETRACAMPEÃO
Se confirmar a eliminação, a Alemanha simplesmente estará fora do Mundial ainda na fase de grupos pela segunda vez consecutiva. A situação lembra um pesadelo vivido pela Itália. Tetracampeões do mundo em 2006, os italianos nem sequer passaram da primeira fase em 2010 e 2014 e, para piorar, ficaram fora das Copas de 2018 e 2022.
Tetra em 2014, a Alemanha não conseguiu chegar à segunda fase do torneio em 2018, caindo ainda na fase de grupos.
Ou seja, apenas o Brasil, quando foi tetracampeão, em 1994, conseguiu fazer boas Copas na sequência. A Seleção Brasileira ficou com o vice-campeonato em 1998 e foi campeã logo em seguida, em 2002, chegando ao pentacampeonato.
Por Lance