A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Educação, preocupada com a segurança efetiva das escolas da rede de ensino, promoveu na manhã dessa segunda-feira (17) um encontro entre gestores escolares e o Comando da Polícia Militar jurisdicionado no 3º Batalhão de Polícia Militar. A reunião aconteceu no auditório da sede da Secretaria.
Participaram do encontro o Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Esaú Lucena, o Subcomandante Major Onassis, o pedagogo, instrutor do Proerd e Comandante da 3ª Cia., Capitão Carneiro, a Tenente Valquiria, o Coordenador da Guarda Civil Municipal de Patos, André Fernandes e a Secretária de Educação, Adriana Carneiro.
Na pauta, foram discutidos assuntos inerentes ao temor de ataques em escolas na cidade. Apesar de Patos não ter registrado nenhuma ameaça ou relato de ataques, desde o início do mês a Secretaria junto às forças de segurança públicas tem adotado medidas de reforço da segurança, combate as fake news, prática da cultura de paz nas unidades escolares e estímulo as denúncias desde que baseadas em fatos verídicos.
“Muito importante nesse momento o poder público mostrar as pessoas que estamos no controle. É bem verdade que há um fenômeno psicológico montado onde as redes sociais propiciam isso por serem um campo fértil. Uma ação sugestionada pode ter um contágio e isso irradiar para um processo de contaminação onde os atores desse momento querem justamente trazer essa inquietação. Por isso, é importante um encontro como esse de hoje junto à Secretaria de Educação do município de Patos para que a gente possa trazer aos professores e demais funcionários da Educação, ferramentas para adotar protocolos de atuação”, declarou o Ten. Cel. Esaú Lucena.
Para a Secretária Adriana Carneiro, o momento requer atenção redobrada dos pais e profissionais escolares. No entanto, em Patos, a situação segue controlada, segundo ela.
“As nossas escolas estão seguras e nós temos conscientizado os pais para juntos levarmos uma cultura de paz para as escolas. Nós orientamos, também, aos pais que façam revistas nas mochilas dos seus filhos, que conversem com eles sobre cultura de paz de modo a promover o bom relacionamento entre família e escola. Estamos preocupados com essa situação, mas nós também estamos promovendo ações efetivas de controle diante desse momento tão triste que nosso país está vivendo”, enfatizou.
A diretora da Escola Cívico Militar (ECIM) CIEP III Dr. Firmino Ayres/Otto Quinho, Miraní Nunes fomentou a importância da reunião. “A gente precisava desse esclarecimento. Muitas dúvidas surgiram, mas graças a Deus, foram sanadas dentro das nossas expectativas. Saímos daqui mais confiantes e seguras de que saberemos lidar com esse momento”, pontuou.
Coordecom