A Seleção do Brasil Sub-20 está eliminada da Copa do Mundo Sub-20. Neste sábado, em jogo pelas quartas de final do Mundial da Categoria, na Argentina, peerdeu para Israel por 3 a 2, na prorrogação (1 a 1 no tempo normal). Embora tenha ficado duas vezes na frente, o Brasil - com quatro desfalques na defesa - fez jogo decepcionante. Afinal, foi dominado quase durante todo o jogo diante de um rival sem história alguma no futebol, mas que mereceu vencer. Assim, adeus sonho do sexto caneco sub-20. O Brasil marcou com Marcos Leonardo e Matheus Nascimento. Para os israelenses, os gols foram de Khalaili, Shibli e Tugerman
Agora, Israel aguarda o vencedor de EUA x Uruguai para saber qual o seu adversário na semifinal. Dono de cinco tíulos na categoria, mas sem se classificar nos dois últimos mundiais, o Brasil vai atrás do hexa. Caso consiga, se igualará à Argentina (país sede desta Copa, mas já eliminada nas oitavas para a Nigéria) como os maiores vencedores.
Seleção Sub-20 do Brasil com muitos desfalques
O Brasil entrou com desfalques. O goleiro Mycael (Athletico-PR) não se recuperou 100% e o arqueiro mais uma vez foi o bom palmeirense Kaique. Na zaga, Robert Renan (Zenit), expulso contra a Tunísia, deu vaga para para Douglas Mendes (do Liefering/AUT). A lateral-direita, Arthur cumpriu suspensão por acúmulo de amarelos e entrou André (Bahia). Na lateral-esquerda, o maior problema. Como o cruzeirense Kaiki foi vetado por lesão e não outro especialista entre os convocados, o meia corintiano Biro começou quebrando um galho, improvisado.
Com quatro baixas na defesa, o Brasil fez um primeiro tempo abaixo da crítica. Afinal, não se encontrou, sendo dominado por Israel, que teve maior posse (58%) e chegou sempre com perigo na área. Mas, felizmente, com péssima finalização. Porém, mesmo sem conseguir se impor, os Canarinhos, em dois chuveirinhos, assustaram com o zagueiro André e com Savinho. Porém, foi muito pouco.
Gols saem na etapa final
Na etapa final, Biro (amarelado) saiu para a entrada de Ronald. Mas o gremista foi para o meio de campo e quem assumiu a função improvisada de lateral foi Marquinhos. A Seleção acabou chegando ao gol aos dez minutos num lance em que a individualidade falou alto. Matheus Martins avançou pela esquerda e lançou Marcos Leonardo na área. O santista, pressionado por dois, chutou de primeira e fez 1 a 0. Mas o Brasil não estava bem. Assim, logo cedeu o empate. Aos 15, numa bola levantada da esquerda, Marquinhos, sem nenhum cacoete de lateral, deixou Khalaili cabecear sem marcação: 1 a 1. Israel voltou a mandar no jogo. Teve duas oportunidades para virar com Shibli, mas o empate seguiu até o fim. Assim, prorrogação.
Prorrogação elétrica
O tempo extra começou com o Brasil impecável. No primeiro minuto, Marlon fez ótima jogada pela esquerda e rolou para Andrey. O volante foi ainda melhor: um passe de calcanhar para Matheus Nascimento. O atacante botafoguense ajeitou e tocou no cantinho: Seleção 2 a 1. Mas nem teve tempo para comemorar. Dois minutos depois da defesa falhou, principalmente o lateral André, que deixou Shibli livr epara empatar. E a coisa piorou nos acréscimos. Tugerman ficou com uma sobra na área, tirou dois marcadores e virou o jogo para os israelenses.
Israel perde dois pênaltis, mas elimina Brasil no fim
Veio o segundo tempo da prorrogação e o Brasil se perdeu. Uma bola na mão de Jean gerou um pênalti, aos seis minutos. Madmon cobrou e Kaique defendeu parcialmente. Na sobra, dividiu com um rival. E o juiz marcou novo pênalti. Ibrahim cobrou para fora.
ISRAEL 3X2 BRASIL
Quartas de final da Copa do Mundo Sub-20
Data: 3/6/2023
Local: Estádio del Bicentenario, em San Juan (ARG)
ISRAEL: Tzarfati; Feingold, Lemkin, Israelov e Revivo; Kancepolsky (Navi, aos 40′ do 2ºT), Madmon, Khalaili (Senior, aos 32′ do 2ºT), Lugassy (Shibli, no Intervalo e, depois, Edri, aos 15′ do 2ºT da prorrogação) e Abed; Turgeman (Benyamin, aos 5′ do 2ºT da prorrogação). Técnico: Ofir Haim.
BRASIL: Mycael; André (Kevin, aos 5′ do 1ºT da prorrogação), Jean, Douglas Mendes e Biro (Robert, no Intervalo); Andrey Santos, Marlon Gomes, Marquinhos e Matheus Martins (Giovani Henrique, aos 26′ do 2ºT)); Sávio (Giovane Santana, aos 26 do 2ºT) e Marcos Leonardo (Matheus Nascimento, aos 32′ do 2ºT). Técnico: Ramon Menezes.
Gols: Marcos Leonardo, aos 11′ do 2ºT (0-1); Khalaili, aos 15′ do 2ºT (1-1); Matheus Nascimento, a 1′ do 1º tempo da prorrogação (1-2); Shibli, aos 3′ do 2ºT da prorrogação (2-2); Tugerman, aos 18′ do 1º T da prorrogação (3-2)
Arbitragem: Juan Pérez (CRC)
Auxiliares: William Arrieta e Henri Esquivel (CRC)
Cartões amarelos: Shibli, Edri*(ISR) Biro, Giovane Santana (BRA)
(*) Edri entrou no fim, mas levou amarelo quando ainda estava no banco
Por Terra