Profissionais, pacientes e ex-pacientes do Hospital do Bem - unidade de Oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), em Patos, se reuniram nessa segunda-feira (14) para abrir oficialmente as ações do Outubro Rosa da unidade e reforçar a importância da prevenção do câncer de mama. A oncologista Lidiane Guimarães fez uma palestra sobre prevenção de câncer de mama, o diretor técnico do Complexo, o médico Pedro Augusto e o cirurgião oncológico, Wostenildo Crispim, participaram de uma roda de conversa com pacientes e ex-pacientes.
Este mês, dentro da programação do Outubro Rosa, o hospital está disponibilizando 1.380 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame. Serão 60 exames por dia direcionados para moradoras dos 89 municípios que compõem a 3ª Macrorregião de Saúde, que devem ser agendados via Central de Regulação do Estado, através das Secretarias Municipais de Saúde. Nos demais meses, o hospital realiza cerca de 500 exames.
Além dos exames, o Hospital vai garantir a avaliação dos resultados e caso haja a identificação de alguma anomalia, as pacientes serão direcionadas para consultas com os mastologistas do Hospital do Bem.
Durante o evento, que também comemorou o aniversário do hospital, com bolo temático e uma apresentação de voz e violão, ainda foi apresentado um balanço das atividades do Hospital do Bem. “Através desta unidade oncológica, o Governo do Estado está disponibilizando o tratamento do câncer para os usuários do sertão, trabalhando a regionalização da saúde e melhorando a qualidade de vida dos pacientes com câncer. A comemoração maior desta unidade ao chegar aos seis anos ininterruptos de assistência aos pacientes oncológicos do sertão, é poder propiciar um acolhimento, atendimento e tratamento de qualidade. Os dados comprovam a importância do serviço para a região e os resultados alcançados nestes seis anos foram muito significativos”, afirma o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
O diretor clínico do hospital, o médico Pedro Augusto, reitera a assertividade do Governo da Paraíba em fundar e manter um hospital deste porte e com esse foco no interior do estado. “O serviço oncológico é complexo e aqui temos qualidade de assistência, com protocolos iguais aos melhores hospitais referência para pacientes com câncer do país, temos uma equipe multiprofissional competente e comprometida com a melhor assistência e nossa estrutura também é muito boa não necessitando que o paciente saia daqui para fazer nenhum tipo de tratamento, com exceção da radioterapia que ainda não foi instalada, mas que, em breve, também estará disponível, uma vez que o governo estadual já garantiu a compra do acelerador linear, cujo equipamento já foi licitado, e já estamos providenciando as obras para instalação”, afirmou o médico Pedro Augusto.
A Sra. Verônica Urquiza, 69 anos, que fez tratamento no Hospital do Bem contra um câncer de mama, descoberto em plena pandemia do Covid, em 2020, deu um testemunho da assistência recebida. Ela fez cirurgia e 22 sessões de quimioterapia na unidade. Atualmente, em remissão da doença, ela faz imunoterapia e recebe a medicação (Anastrosol) todos os meses do hospital, além de realizar consultas semestrais. “Eu só tenho coisas boas a falar do hospital. A equipe é maravilhosa, desde o porteiro que nos recebe, passando pela moça que entrega as fichas a todos os demais profissionais que acompanham os pacientes. Meu tratamento foi muito bom e eu só tenho a agradecer ter esse hospital aqui em Patos que não deve a nenhum hospital, nem mesmo aos privados eu, inclusive, poderia ter feito o tratamento particular, mas escolhi o Hospital do Bem. Depois desta experiência positiva que eu tive com o SUS, eu não falo mais mal do serviço e nem deixo ninguém falar”, afirmou a empresária que também é formada em Letras.
O cirurgião oncológico do hospital, Wostenildo Crispim, reforça o atendimento humanizado do Hospital do Bem. “O paciente com câncer requer um olhar ainda mais acolhedor e aqui nossa dedicação e carinho contribuem com o sucesso do tratamento e os nossos pacientes são o melhor testemunho disso. Aqui nós não tratamos apenas a doença, nós acolhemos os pacientes oncológicos com o que a Medicina tem de mais atual, dando o nosso melhor, com um excelente aporte para que nossos pacientes mantenham a esperança e tenham um tratamento eficiente e eficaz e os resultados que obtivemos nestes seis anos mostram que estamos desenvolvendo um trabalho muito bom”, afirma o cirurgião.
Sobre o Hospital do Bem - O Hospital tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para vários tipos de câncer, sendo os mais frequentes na região os de pele, próstata, mama e colo de útero. A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender 12 pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, mamografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio-X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h. O hospital ainda realiza biopsias de colo uterino, mama, de ovário, de pele e prostática além de cirurgias oncológicas eletivas.
Com informações da Secom-PB
Mín. 23° Máx. 36°