O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou na tarde desta quinta-feira (31), representando o governador João Azevêdo, da primeira reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, para debater propostas e encaminhar medidas para aperfeiçoar a integração federativa no combate ao crime organizado. A reunião, coordenada pelo presidente Lula, contou com a presença de governadores estaduais, vice-governadores, ministros e integrantes dos demais poderes da República.
Durante o encontro, o presidente Lula pediu aos chefes dos Executivos estaduais que integrem um “pacto” com o governo federal em torno de medidas de combate à criminalidade. A ideia do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, é realizar “mudanças estruturais” na área.
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, vê com entusiasmo a união dos entes em busca de soluções que aumentem a segurança do povo brasileiro. "Nos foi apresentada uma proposta de emenda à Constituição que busca fortalecer o combate à criminalidade no nosso país. Esse tema foi debatido aqui, vai ser aprofundado pelos governadores e o que a gente espera é que isso venha trazer mais segurança para o cidadão", disse.
A PEC em questão, considerada como a PEC da Segurança, tem como principais pontos: status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP); competências da União; atualização das competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF); padronização de protocolos e informações; e constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.
Com informações da Secom-PB
Mín. 23° Máx. 37°