Candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), já tem o apoio de 15 dos 20 partidos presentes na Casa. O PRD, a Rede e o Solidariedade aderiram à chapa do parlamentar nesta quarta-feira (6). Somando as bancadas das legendas, ele já possui 384 votos.
Além das três legendas, eis os partidos que apoiam Motta na disputa: PT, PV, PCdoB, PL, PP, MDB, Podemos, Republicanos, PSDB, Cidadania, PSB e PDT. Ainda não declararam apoio a ele, porém, o União Brasil, o PSD, o Avante, o Novo e o PSOL.
As sucessivas declarações de apoio a Motta têm pavimentado o caminho para uma possível candidatura única à presidência da Câmara, com o deputado próximo de uma unanimidade entre os partidos.
Oficialmente, Motta ainda disputa o cargo com Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, e Antonio Brito (BA), líder do PSD, ambos representantes de bancadas expressivas que seguem em negociação para abrir mão de suas candidaturas.
O R7 apurou que as negociações com o União Brasil estão em estágio avançado, e a desistência de Nascimento seria apenas uma questão de tempo. Em troca, o deputado busca garantir a relatoria do Orçamento 2026. Já o PSD deseja a presidência da CMO (Comissão Mista de Orçamento) de 2026. O União tem 59 deputados e o PSD tem 44.
Por R7
Mín. 23° Máx. 37°