O CRAS Severina Celestino, localizado no bairro Morro, foi o primeiro dos quatro CRAS de Patos a receber uma palestra dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltada para as famílias da Primeira Infância. A atividade foi conduzida por Jossely Oliveira, representante da ASPAA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos), e proporcionou um momento de troca, acolhimento e informação.
De forma simples e acessível, Jossely desmistificou estigmas e esclareceu dúvidas comuns sobre o autismo, como sinais que podem ou não indicar o TEA, além de abordar as dificuldades que algumas crianças enfrentam — como sensibilidade a barulhos, comportamentos não verbais e limitações no convívio social.
A palestra teve como foco acolher e orientar as famílias sobre caminhos possíveis, sendo também um momento para reforçar os direitos das crianças com autismo, como o acesso à educação inclusiva, atendimento multiprofissional pelo SUS, prioridade em serviços e acompanhamentos, além da escuta respeitosa e do acolhimento. Cada criança é única, e quando se acolhe, escuta e orienta com cuidado, as famílias se fortalecem.
A coordenadora da Primeira Infância no SUAS, Tia Aline, esteve presente junto com os visitadores, acompanhando de perto a escuta das famílias e contribuindo com o fortalecimento dos vínculos entre serviço e comunidade.
Em sua fala, Jossely destacou a importância de levar informação para dentro dos territórios e combater a desinformação que ainda gera tanto preconceito:
“A proposta que a gente levou para a Secretaria de Desenvolvimento foi justamente espalhar a informação o máximo possível. A gente achou que o lugar ideal seria o CRAS, porque é onde estão as famílias. E foi muito bom ver o quanto as mães querem entender, querem aprender.”
O momento também foi uma oportunidade para reforçar que a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMUDESH), oferece apoio contínuo às famílias. Os CRAS são portas de entrada para esse cuidado, oferecendo acompanhamento especializado e serviços importantes, como o atendimento de terapeuta ocupacional — fundamental no desenvolvimento de muitas crianças com autismo, por meio do Programa PAI (Programa de Atenção à Primeira Infância).
A palestra será levada ainda aos outros três CRAS do município ao longo do mês de abril, reforçando o compromisso com a inclusão, o acolhimento e o cuidado com a infância em Patos.
Por Assessoria