Gabigol comemora em Venezuela x Brasil Lucas Figueiredo/CBF
O Brasil viajou até a Venezuela para manter o aproveitamento de 100% nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (7), o time sofreu, mas venceu de virada por 3 a 1, com gols de Marquinhos, Gabigol e Antony.
O primeiro tempo começou com sinais de que a seleção não teria dificuldades. Aos 11 minutos, porém, Soteldo cruzou para a área, Fabinho e Marquinhos escorregaram e Eric Ramírez marcou de cabeça.
Na primeira etapa, o grande lance brasileiro veio dos pés de Everton Ribeiro, que invadiu a área pela esquerda e chutou firme, mas, com desvio, a bola parou no travessão.
No início da segunda etapa, Thiago Silva chegou a empatar o duelo de cabeça, mas um impedimento foi assinalado no lance e o gol, anulado.
Aos 25 minutos, porém, em cobrança de escanteio de Raphinha, Marquinhos subiu mais do que toda a defesa adversária para testar para o fundo da rede, empatando o duelo.
Já nos minutos finais, Raphinha e Vinicius Jr fizeram boa jogada, e Gabigol foi derrubado na área, sofrendo pênalti. O camisa 21 cobrou e converteu, virando o placar.
Situação do campeonato
O Brasil chega a 27 pontos na liderança das eliminatórias. A Venezuela, por sua vez, segue na lanterna e com quatro pontos no total.
Escorregada letal
No início da partida, os jogadores do Brasil sentiram muito o efeito do gramado molhado. No lance do gol, quase que simultaneamente, Marquinhos e Fabinho escorregaram, o que gerou liberdade para a cabeçada de Ramírez.
Com ‘olé’ e tudo...
No final da primeira etapa, a seleção brasileira chegou a ouvir os gritos de ‘olé’ da torcida venezuelana durante troca de passes da sua equipe.
Invencibilidade e marca histórica mantidas
O Brasil manteve sua invencibilidade nas eliminatórias e em jogos oficiais contra a Venezuela. Ao todo, anteriormente, eram 26 jogos, 23 vitórias e três empates. Jogando em terras venezuelanas, foram oito vitórias em oito jogos. A única vitória da Vinotinto ocorreu em amistoso em 2008.
Raphinha muda o jogo
Entrando na segunda etapa e estreando com a Amarelinha, o atacante do Leeds United ajudou muito o time brasileiro ofensivamente, conseguindo, ainda, uma assistência.
Próximos jogos
No domingo (10), as duas seleções disputam partida adiada da 5ª rodada. O Brasil visita a Colômbia, enquanto a Venezuela recebe o Equador.
Ficha técnica
Venezuela 1 x 3 Brasil
GOLS: Ramírez (VEN); Marquinhos, Gabigol e Antony (BRA)
VENEZUELA: Graterol; Hernández, Majiás (Cancellor), Ferraresi e Óscar González; Rincón (Moreno), José Martínez (Castillo), Soteldo e Machís (Córdova); Peñaranda (Bello) e Eric Ramírez. Técnico: Leonardo González
BRASIL: Alisson; Danilo (Emerson), Marquinhos, Thiago Silva e Arana (Alex Sandro); Fabinho, Gerson, Everton Ribeiro (Raphinha) e Paquetá (Vini Jr); Gabriel Jesus (Antony) e Gabigol.