O Brasileiro chega a sua última rodada com a corrida para fugir do rebaixamento afunilada. Após os resultados deta segunda, a briga ficou concentrada em quatro equipes: Grêmio, Bahia, Juventude e Cuiabá. Destes, apenas dois escaparão.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Grêmio, 18º colocado com 40 pontos, tem o maior risco: 97,5%. Embora esteja neste momento fora do Z-4 (é o 16º, com 43), o Bahia vem logo em seguida, com 51,8%.
O Juventude, que abre a zona do rebaixamento com os mesmos 43 (mas com uma vitória a menos que os baianos), tem 48,1% de probabilidade de cair. O Cuiabá, mesmo tendo chegado aos 46 pontos após vitória sobre o Fortaleza, ainda não está totalmente livre da ameaça da Série B: registra 2,7%.
Os riscos levam em consideração não apenas a pontuação como também o nível de dificuldade que cada um terá na última rodada. O Grêmio receberá o campeão Atlético-MG. Já o Bahia visitará o Fortaleza, que ainda luta pelo G4. O Juventude receberá o Corinthians, concorrente direto do time cearense e que ainda precisa confirmar seu quarto lugar. Por fim, o Cuiabá receberá o Santos, que ainda têm chances mínimas de uma vaga na Libertadores.
Confira, abaixo, o que cada equipe precisa para se garantir na Série A de 2022:
Grêmio
Vitória sobre o Atlético-MG + derrotas de Bahia e Juventude
Juventude
Em caso de vitória sobre o Corinthians: derrota ou empate do Bahia OU derrota do Cuiabá
Em caso de empate com o Corinthians: derrota do Bahia
Bahia
Vitória sobre o Fortaleza
Em caso de empate com o Fortaleza: derrota ou empate do Juventude
Em caso de derrota para o Fortaleza: derrota do Juventude + derrota ou empate do Grêmio
Cuiabá
Empate com o Santos
Em caso de derrota para o Santos: derrota ou empate do Juventude OU derrota ou empate do Bahia