As salas do AEE (Atendimento Educacional Especializado) no município de São Mamede acabaram de ganhar mais um incremento, desta vez, com as Aulas de Libras. Essa é uma ação da secretaria municipal de educação visando melhorar a aprendizagem das crianças com dificuldades auditivas.
À frente da atividade, a professora Layslla Ferreira disse que incluir libras para essas crianças significa ter “empatia”. Citou como exemplo a aluna “Manu”, que já tem um diagnóstico de deficiência auditiva e, portanto, essa é mais uma ferramenta de apoio para o seu progresso na sala de aula regular.
Layslla ainda destacou o entusiasmo da aluna durante a aula: “Manu ama aprender libras”. Apesar de a aluna usar aparelho auditivo, “ela trabalha muito bem com a oralidade, por isso, tiro a máscara para que leia os meus lábios”, relatou a professora.
SALAS DO AEE
O Município dispõe de duas salas do AEE para toda a rede municipal. A saber, uma na Escola Francisco Pergentino que atende aos alunos da própria escola e da creche Delano Wanderleia. A outra na Escola Lúcia de Fátima recebendo os seus alunos, e também os alunos das Escolas do Campo e da Escola Marina Gouveia.
As sessões do AEE ocorrem de forma individual e no contraposto da aula regular que continua no formato online. No Município, cerca de 30 alunos estão matriculados para o atendimento especializado, dentre eles, quatro estão participando das aulas de libras.
Já a retomada das aulas presenciais do AEE aconteceu em 19 de julho, nesse período, as salas foram equipadas com novos objetos, como notebooks, impressoras, uma cadeira de rodas. E agora em setembro veio a implementação das aulas de libras.
No álbum de fotos estão os registros feitos nas salas do AEE, inclusive, das aulas de libras.