Alunos ECIT Dr. Trajano Pires da Nóbrega, localizada na cidade de Condado, Região Metropolitana de Patos, estão revoltados com a situação que eles vêm enfrentando para estudar. Segundo eles, a escola não tem energia elétrica e outros problemas persistem desde antes da pandemia da Covid-19.
Os alunos relatam que desde 2019 a escola já apresentava problemas na estrutura elétrica, sendo preciso inclusive parar as aulas devido ao calor que fazia dentro das salas. Com a chegada da pandemia da covid-19, e consequente paralisação das aulas presenciais, uma reforma foi iniciada no final do ano de 2021 para a implantação de uma subestação de energia no local, com valor total de R$ 69.957,72 e prazo de execução de 90 dias.
As aulas presenciais retornaram, porém, a obra ainda não foi concluÃda e há quase 3 meses os alunos estão tendo que estudar sem energia elétrica, o que acaba atrapalhando o cronograma escolar.
A escola deveria funcionar de maneira integral, mas devido a esse problema, os alunos estão sendo liberados à s 10h15min e assistindo mais 3 horas de aula de maneira remota no perÃodo da tarde.
CARTA DE DENÚNCIA
Olá aqui quem fala o Jornal ECIT TPN, clube de protagonismo e Grêmio Francisco Chaves Filho, ambos representantes dos estudantes da ECIT Dr. Trajano Pires da Nóbrega. Viemos por meio dessa carta aberta, fazer uma denúncia relacionada a toda a negligência que está acontecendo em torno da nossa escola, e queestá atrapalhando todo o desenvolvimento escolar de ambas as partes da escola.
Desde do ano de 2019 que nossa escola apresentava problemas na estrutura elétrica da mesma, algumas vezes éramos obrigados a parar as aulas por não aguentarmos o calor escaldante que fazia dentro de seus muros. Em 2020 não foi tão diferente, porém, com a chegada da pandemia, o trabalho que os alunos, professores e gestão tinha em voltar para casa, consequente da falta de energia, tinha enfim acabado. Nesse mesmo ano o transformador da escola apresentou problemas e teve que ser trocado. Os pedidos não foram poucos e quando enfim nasceu uma esperança na chegada do aparelho novo e em sua instalação. Surge um problema no poste e fiação elétrica da escola.
Tanto o poste, quanto a fiação são antigos. O poste foi trocado recentemente pois não estava dentro dos padrões que a ENERGISA pede, enquanto a fiação continua do mesmo jeito. Todo o material para a troca da fiação e reforma foi pedido e entregue na escola, a placa foi colocada, porém até agora nada.
A reforma estava com um prazo estipulado de 90 dias a partir do dia que a placa fosse colocada, e como a mesma foi instalada no final de 2021, a reforma já está em atraso a um bom tempo. Vale ressaltar que a maioria dos alunos não aguenta mais ter que voltar 10:15 para casa e pela tarde ainda ter que estudar por mais 3 horas por meio remoto a tarde.
A escola com energia funcionaria normalmente integral, como o modelo ECIT pede, mas pela falta de energia, não existe como ter ventilação e nem a refrigeração da água, que está sendo dada para os alunos por meio de duas garrafas térmicas. Tanto a gestão, quanto os professores e os alunos estão fazendo de tudo para conseguirem estudar e trabalhar, mesmo com toda essa situação revoltante.
Desde já agradecemos por terem lido nossa história.
Jornal ECIT TPN e Grêmio Francisco Chaves Filho
Os alunos irão iniciar uma manifestação a partir das 07h00min da manhã desta segunda-feira (09), em prol da volta da energia na referida escola. Confira abaixo:
A redação do Patosonline.com deixa o espaço aberto para o posicionamento da Secretaria de Estado da Educação, como também da 6ª Gerência Regional de Ensino.
Redação com Patosonline