As coordenadoras do Programa Educar Pra Valer realizaram mais uma visita à cidade de Patos para monitoramento do andamento das ações do Programa META Aprender. Desta vez, além da visita às escolas EMEF Zefinha Mota e EMEF Alírio Wanderley, foi promovida, na manhã desta quinta-feira (19), uma reunião com os gestores escolares para monitoramento pedagógico e apresentação de diagnósticos.
Na pauta da reunião estavam tópicos como: o papel da avaliação no cotidiano escolar; participação e resultados; metas de aprendizagem; e estratégias de intervenção.
“Mais uma vez a equipe do Educar Pra Valer visita o município de Patos para um acompanhamento pedagógico junto às escolas, e para um momento de apresentação do resultado da avaliação diagnóstica para os gestores escolares. É um momento muito importante para o andamento do processo do programa no município, e a gente espera que estes resultados possam avançar cada vez mais, pois o objetivo real desse avanço é fazer com que de fato as crianças aprendam na idade certa,” disse a coordenadora do EpV, Vanessa Menezes.
De acordo com a articuladora do Programa META Aprender, Jesuíta Guedes, esse monitoramento acontece de forma contínua e visa constituir base para que as unidades escolares possam traçar estratégias para o cumprimento das metas estabelecidas.
“Essa formação junto aos gestores vem também para reforçar a importância do SAEV, que é o Sistema de Avaliação Educar Pra Valer, que todos já têm acesso, e que através dos dados organizados e alimentados lá, é possível planejar junto com os professores ações estratégicas de intervenção,” comentou a articuladora municipal.
Para a gestora da Escola Municipal em Tempo Integral CIEP IV Alfredo Lustosa/Aggeu de Castro, Joseane de Brito, a iniciativa só veio para agregar ainda mais o método de ensino e auxiliar no resgate do interesse do aluno pela sala de aula.
“Estamos verdadeiramente apaixonados por este projeto. O META vem para acrescentar e nos auxiliar, pois passados estes dois anos de pandemia, nós recebemos o alunado em sala de aula novamente, e precisamos fazer este resgate e aproveitar essa oportunidade que veio para ajudar,” falou a gestora.
Redação com Assessoria